Psicoterapia Individual

 Grupos de Treinamento e Orientação sobre Manejo da Ansiedade

 Grupos de Treinamento de Habilidades Sociais

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

Se você deseja realizar um tratamento personalizado de acordo com as suas necessidades e está disposto(a) a se dedicar ao processo, a psicoterapia individual é o caminho indicado.

O que eu quero dizer com “se dedicar ao processo”?

Há três aspectos que eu considero fundamentais sobre a psicoterapia:

Eu (terapeuta) e você (cliente) desenvolvemos uma parceria na busca pelos objetivos que iremos estabelecer para o seu tratamento

Além dos encontros semanais, a cada sessão combinaremos tarefas para você realizar fora do horário da terapia, a fim de que possa praticar as habilidades aprendidas. A ideia é que com o tempo, você se torne seu próprio terapeuta.

Em geral, nossas sessões terão frequência semanal, com duração aproximada de 50 minutos

Portanto, é necessário empenho e dedicação de ambas as partes: minha e sua.

Principais aspectos abordados:

Para que você entenda melhor como funciona, listo aqui alguns pontos que podem ser trabalhados em uma psicoterapia para tratamento da ansiedade:

Investigação de sua história de vida e desenvolvimento de um mapa sobre o seu funcionamento atual.

Compreensão sobre as origens da sua ansiedade e as alterações que ela produz no seu corpo e na sua mente.

Identificação e modificação de suas crenças disfuncionais sobre a ansiedade, substituindo-as por outras mais adaptativas.

Prática de estratégias para lidar com a ansiedade de forma mais inteligente e saudável.

Treino de habilidades de comunicação assertiva para promover melhora nas suas interações sociais.

O tratamento utiliza ferramentas e técnicas de comprovada eficiência, baseadas na teoria Cognitivo-Comportamental, promovendo melhorias na sua qualidade de vida a partir de uma mudança nas formas de lidar com a ansiedade.

GRUPOS DE TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO SOBRE MANEJO DA ANSIEDADE

Quer aprender a lidar com sua ansiedade de forma mais inteligente e saudável e não está disposto a realizar psicoterapia individual?

Os grupos psicoeducativos apresentam, de forma prática e objetiva, informações e exercícios de manejo da ansiedade, possibilitando a busca de uma vida mais leve e produtiva.

Como funcionam?

São formados por no máximo 8 integrantes, que inicialmente passam por uma triagem individual. Caso seja identificado um grau elevado de ansiedade, é realizado encaminhamento para psicoterapia individual ou outra modalidade de atendimento, para posterior inclusão no grupo.

Os grupos consistem em sessões (teórico-práticas) semanais ou quinzenais, totalizando uma média de 8 encontros.

Cada sessão tem duração aproximada de duas horas, e ao final de cada encontro, são planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana. A ideia é que cada participante já possa colocar em prática no seu dia a dia as informações aprendidas no grupo.

Principais aspectos abordados:

Origens da ansiedade e como ela atua em seu corpo.

Funcionamento (e armadilhas!) da mente ansiosa.

Como fazer as pazes com a ansiedade.

Você sabe praticar sua ansiedade?

Estratégias para lidar com a ansiedade no dia a dia.

Como a forma de se comunicar pode facilitar sua vida (e reduzir a ansiedade).

Aprenda a ser gentil com você mesmo e parabenize-se pelas conquistas.

A grande vantagem do grupo é a seguinte: ao mesmo tempo em que você obtém instruções e orientações sobre manejo da ansiedade, já pode realizar a troca de experiências com os demais participantes. Desta forma, pode praticar e consolidar o conhecimento adquirido.

GRUPOS DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

Deseja melhorar seu desempenho social no trabalho, na faculdade, com amigos ou em qualquer ambiente?

Você sente dificuldade em iniciar uma conversa com uma pessoa estranha? Acha difícil falar para alguém quando algo está te incomodando? Sente-se paralisado diante de situações em que precisa se expressar diante de outras pessoas?

Os grupos para treinamento de habilidades sociais foram desenvolvidos justamente com este objetivo: proporcionar ferramentas para que você possa melhorar seu desempenho social, sentindo-se mais seguro e preparado para se expor às mais diversas situações.

Como funcionam?

Os grupos consistem em encontros (teórico-práticos) semanais para treinamento de habilidades específicas para exposição em situações sociais.

Em geral, cada sessão tem duração aproximada de duas horas, em que são explicados os fundamentos de cada habilidade e ao mesmo tempo, já são realizados treinos com os participantes.

São formados por no máximo 8 integrantes, que inicialmente passam por uma triagem individual. Caso seja identificado um grau elevado de ansiedade, é realizado encaminhamento para psicoterapia individual ou outra modalidade de atendimento, para posterior inclusão no grupo.

O número total de sessões varia de acordo com cada grupo, mas segue uma média de 12 encontros (portanto, duração aproximada de 3 meses).

Ao final de cada encontro, são planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana, a fim de que cada um já possa treinar as habilidades aprendidas em seu dia a dia.

Principais aspectos abordados:

O que é a ansiedade social e como lidar com ela.

Direitos humanos básicos: o que eu tenho o direito de falar?

Distinção entre comportamento assertivo, não-assertivo e agressivo.

Iniciativa, manutenção e encerramento de conversações.

Fazer e receber elogios.

Fazer e recusar pedidos.

Expressão de incômodo, desagrado, desgosto.

Enfrentar críticas.

Expressão de amor, agrado e afeto.

Falar em público.

A grande vantagem do grupo é a seguinte: ao mesmo tempo em que você obtém instruções e orientações sobre habilidades específicas, na mesma sessão, já as coloca em prática com os demais participantes. Desta forma, no momento em que você precisar aplicá-las em seu dia a dia, estará mais seguro para tal.