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5 curiosidades sobre a ansiedade que você precisa saber, se quiser ter uma vida mais leve

Desde que iniciei meu trabalho exclusivo com pessoas que sofrem de ansiedade, percebi que algumas coisas acalmam demais seus corações disparados.

Sabe aquela informação que você recebe e sente um alívio na hora? Como se alguém lhe estendesse a mão para lhe salvar de um afogamento?

É por isso que hoje eu decidi compartilhar estas informações com você. Afinal, o conhecimento sobre o funcionamento da ansiedade faz com que você veja aquela luzinha no fim do túnel. Faz com que você compreenda o que está acontecendo e qual o melhor caminho a seguir para se sentir melhor.

Mas atenção: aqui eu estou falando sobre informações confiáveis, baseadas em estudos e materiais de referência nesta área.

Vem comigo que vou lhe explicar.

Eu resumi neste artigo as 5 curiosidades que eu considero fundamentais de serem reveladas sobre a nossa amiga ansiedade:

CURIOSIDADE 1: A ansiedade é desconfortável, mas não é perigosa

Aqui, existe uma informação que pode mudar para sempre a sua vida: a ansiedade não irá levá-lo à morte. Para que você possa compreender isso, preciso lhe ensinar a diferença entre perigo e desconforto.

A ansiedade, na maior parte das vezes, é desconfortável para quem a vivencia, pois pode ocasionar sintomas físicos, deixar a mente em constante estado de alerta e provocar mudanças de comportamento.

Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que você pensa que vai morrer, desmaiar ou enlouquecer.

É aqui que eu quero lhe mostrar algo muito importante: a ansiedade é desconfortável, sim, mas não é perigosa. Você não irá morrer em um pico de ansiedade (embora essa seja a previsão que você faz). Você vai apenas sentir um desconforto grande!

Sim, o desconforto é grande, é terrível, e não estou de forma alguma querendo menosprezá-lo. Muito pelo contrário, quero lhe mostrar que você pode lidar com ele, mesmo ele sendo muito desagradável.

Entende a grande diferença?

Só preciso frisar que, se você tem um transtorno de ansiedade e convive com ele por muitos anos, sem tratá-lo, isso pode piorar muito a sua qualidade de vida e até ser gatilho para o surgimento de outras doenças. Por isso, a importância de realizar os tratamentos adequados.

Além disso, é fundamental que você realize exames médicos para descartar outras condições clínicas, antes de pensar na hipótese de estar sofrendo de ansiedade.

CURIOSIDADE 2: Após atingir seu pico, a ansiedade necessariamente diminui sua intensidade

Aqui também estamos diante de uma informação muito valiosa: a curva da ansiedade. A ansiedade, assim como outros sentimentos, após começar a se intensificar, atingirá seu pico (em algumas situações), permanecendo lá por um tempo. Após atingir este pico, ela necessariamente começa a diminuir. Ou seja, ela não tem como subir, subir, subir, indefinidamente.

Gosto muito de fazer um comparativo com um sentimento mais confortável, como a alegria. Você conhece alguém que tenha ficado tão alegre, mas tão alegre em alguma situação, que nunca mais voltou ao seu padrão habitual? Não, né? Chega um momento em que a “euforia” vai diminuindo e há um retorno à estabilidade do humor.

Então, a mesma regra vale para a ansiedade!

CURIOSIDADE 3: Os pensamentos não devem ser considerados verdades absolutas

Se você sofre de ansiedade, sabe que o pensamento tem um poder imenso. É ele que, em grande parte das vezes, serve como gatilho para outros sintomas. É ele que visualiza um futuro catastrófico, incontrolável, apavorante. É ele que já encomenda o caixão antes de levar o tiro.

Portanto, você precisa aprender a tratar seus pensamentos como eventos mentais, ou seja, como formações da sua mente que apresentam o intuito de protegê-lo, e não como verdades absolutas.

Assim, se você teve um pensamento de que não vai dar conta de determinada tarefa, por exemplo, isso não significa que realmente você não dará conta. Experimente modificar este pensamento para: “Pela minha mente está passando a ideia de que não darei conta da tarefa”.

Percebe a diferença?

Você pode também agradecer sua mente por lhe enviar estes recados, dizendo a si mesmo: “Obrigada, mente, por me avisar que eu não darei conta da tarefa”.

Com estas pequenas mudanças, você começa a observar seus pensamentos como se estivesse vendo-os de longe, para ter uma visão mais clara sobre o que eles dizem, mas sem ser tomado pelas previsões que eles fazem.

CURIOSIDADE 4: A ansiedade pode ser tratada de forma eficaz

Se você vem se sentindo mal ao longo de muitos anos e pensa que sua situação nunca irá melhorar, trago uma ótima notícia: a ciência já chegou a muitas possibilidades de tratamento para a ansiedade. Basta você descobrir qual o mais adequado ao seu caso.

Na maior parte dos casos, os tratamentos considerados mais eficazes para tratar a ansiedade são a psicoterapia (feita por um psicólogo qualificado) e o acompanhamento psiquiátrico (este último, quando é indicado o uso de medicamentos).

Além disso, saiba que você não é a única pessoa no mundo a sentir-se desta forma. Esqueça a ideia de que o mundo inteiro é um poço de tranquilidade e você é o único a sentir-se ansioso. A ansiedade afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

CURIOSIDADE 5: Se não houver mudança em hábitos de vida, fica bem difícil melhorar do quadro de ansiedade

Se você está buscando melhorar sua relação com a ansiedade, é fundamental realizar mudanças em seus hábitos de vida. Aqui, estou me referindo a alguns itens como: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e meditação, contato com pessoas queridas, exposição ao sol, enfim, tudo o que possa lhe beneficiar.

Busque se conhecer melhor, entendendo quais são as coisas que lhe fazem bem. Além disso, permita-se ampliar seus horizontes, abrindo-se a mudanças.  Ou seja, se você nunca praticou meditação, conheça algumas práticas. Se ainda não se alimenta de forma saudável, faça um teste por pelo menos um mês para sentir os efeitos em sua saúde física e mental.

Neste caminho, talvez você perceba, por exemplo, que a prática regular de um exercício físico pode causar uma melhora bem significativa na sua qualidade de vida. Existe uma cadeia de substâncias benéficas ao corpo que são produzidas durante a atividade física, que servem como fatores protetores aos sintomas de ansiedade.

Para fazer um fechamento de tudo isso, um último recado: invista sempre na prevenção, independentemente do nível da sua ansiedade hoje. Mesmo que já esteja em um patamar elevado, é possível prevenir que se intensifique ainda mais.

Natália Rigatti

Psicóloga (CRP 07/20324), apaixonada por esportes e alimentação saudável, praticante de corrida de rua e defensora da busca pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Em 2012 iniciou o trabalho na Clínica com psicoterapia individual, e em 2013 tornou-se Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Em 2015, decidiu realizar seu sonho e mergulhar ainda mais fundo no universo das pessoas ansiosas, fundando o projeto “De bem com a ansiedade”. Hoje, além de ajudar seu público a melhorar sua relação com a ansiedade, também auxilia psicólogos a trabalharem com ansiedade de uma forma mais criativa e funcional.

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