Você está visualizando atualmente 5 curiosidades sobre a ansiedade que você precisa saber, se quiser ter uma vida mais leve

5 curiosidades sobre a ansiedade que você precisa saber, se quiser ter uma vida mais leve

Desde que iniciei meu trabalho exclusivo com pessoas que sofrem de ansiedade, percebi que algumas coisas acalmam demais seus corações disparados.

Sabe aquela informação que você recebe e sente um alívio na hora? Como se alguém lhe estendesse a mão para lhe salvar de um afogamento?

É por isso que hoje eu decidi compartilhar estas informações com você. Afinal, o conhecimento sobre o funcionamento da ansiedade faz com que você veja aquela luzinha no fim do túnel. Faz com que você compreenda o que está acontecendo e qual o melhor caminho a seguir para se sentir melhor.

Mas atenção: aqui eu estou falando sobre informações confiáveis, baseadas em estudos e materiais de referência nesta área.

Vem comigo que vou lhe explicar.

Eu resumi neste artigo as 5 curiosidades que eu considero fundamentais de serem reveladas sobre a nossa amiga ansiedade:

CURIOSIDADE 1: A ansiedade é desconfortável, mas não é perigosa

Aqui, existe uma informação que pode mudar para sempre a sua vida: a ansiedade não irá levá-lo à morte. Para que você possa compreender isso, preciso lhe ensinar a diferença entre perigo e desconforto.

A ansiedade, na maior parte das vezes, é desconfortável para quem a vivencia, pois pode ocasionar sintomas físicos, deixar a mente em constante estado de alerta e provocar mudanças de comportamento.

Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que você pensa que vai morrer, desmaiar ou enlouquecer.

É neste ponto que eu quero lhe mostrar algo muito importante: a ansiedade é desconfortável, sim, mas não é perigosa. Você não irá morrer em um pico de ansiedade (embora essa seja a previsão que você faz). Você vai apenas sentir um desconforto grande!

Sim, o desconforto é grande, é terrível, e não estou de forma alguma querendo menosprezá-lo. Muito pelo contrário, quero lhe mostrar que você pode lidar com ele, mesmo ele sendo muito desagradável.

Entende a grande diferença?

Só preciso frisar que, se você tem um Transtorno de Ansiedade e convive com ele por muitos anos, sem tratá-lo, isso pode piorar muito a sua qualidade de vida e até ser gatilho para o surgimento de outras doenças. Por isso, a importância de realizar os tratamentos adequados.

Além disso, é fundamental que você realize exames médicos para descartar outras condições clínicas, antes de pensar na hipótese de estar sofrendo de ansiedade.

CURIOSIDADE 2: Após atingir seu pico, a ansiedade necessariamente diminui sua intensidade

Aqui também estamos diante de uma informação muito valiosa: a curva da ansiedade. A ansiedade, assim como outros sentimentos, após começar a se intensificar, atingirá seu pico (em algumas situações), permanecendo lá por um tempo. Após atingir este pico, ela necessariamente começa a diminuir. Ou seja, ela não tem como subir, subir, subir, indefinidamente.

Gosto muito de fazer um comparativo com um sentimento mais confortável, como a alegria. Você conhece alguém que tenha ficado tão alegre, mas tão alegre em alguma situação, que nunca mais voltou ao seu padrão habitual? Não, né? Chega um momento em que a “euforia” vai diminuindo e há um retorno à estabilidade do humor.

Então, a mesma regra vale para a ansiedade!

CURIOSIDADE 3: Os pensamentos não devem ser considerados verdades absolutas

Se você sofre de ansiedade, sabe que o pensamento tem um poder imenso. É ele que, em grande parte das vezes, serve como gatilho para outros sintomas. É ele que visualiza um futuro catastrófico, incontrolável, apavorante. É ele que já encomenda o caixão antes de levar o tiro.

Portanto, você precisa aprender a tratar seus pensamentos como eventos mentais, ou seja, como formações da sua mente que apresentam o intuito de protegê-lo, e não como verdades absolutas.

Assim, se você teve um pensamento de que não vai dar conta de determinada tarefa, por exemplo, isso não significa que realmente você não dará conta. Experimente modificar este pensamento para: “Pela minha mente está passando a ideia de que não darei conta da tarefa”.

Percebe a diferença?

Você pode também agradecer sua mente por lhe enviar estes recados, dizendo a si mesmo: “Obrigada, mente, por me avisar que eu não darei conta da tarefa”.

Com estas pequenas mudanças, você começa a observar seus pensamentos como se estivesse vendo-os de longe, para ter uma visão mais clara sobre o que eles dizem, mas sem ser tomado pelas previsões que eles fazem.

CURIOSIDADE 4: A ansiedade pode ser tratada de forma eficaz

Se você vem se sentindo mal ao longo de muitos anos e pensa que sua situação nunca irá melhorar, trago uma ótima notícia: a ciência já chegou a muitas possibilidades de tratamento para a ansiedade. Basta você descobrir qual o mais adequado ao seu caso.

Os tratamentos considerados mais eficazes para tratar a ansiedade são a psicoterapia (feita por um psicólogo qualificado) e o acompanhamento psiquiátrico (este último, quando é indicado o uso de medicamentos).

Além disso, saiba que você não é a única pessoa no mundo a sentir-se desta forma. Esqueça a ideia de que o mundo inteiro é um poço de tranquilidade e você é o único a sentir-se ansioso. A ansiedade afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

CURIOSIDADE 5: Se não houver mudança em hábitos de vida, fica bem difícil melhorar do quadro de ansiedade

Se você está buscando melhorar sua relação com a ansiedade, é fundamental realizar mudanças em seus hábitos de vida. Aqui, estou me referindo a alguns itens como: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e meditação, contato com pessoas queridas, exposição ao sol, enfim, tudo o que possa lhe beneficiar.

Busque se conhecer melhor, entendendo quais são as coisas que lhe fazem bem. Além disso, permita-se ampliar seus horizontes, abrindo-se a mudanças.  Ou seja, se você nunca praticou meditação, conheça algumas práticas. Se ainda não se alimenta de forma saudável, faça um teste por pelo menos um mês para sentir os efeitos em sua saúde física e mental.

Neste caminho, talvez você perceba, por exemplo, que a prática regular de um exercício físico pode causar uma melhora bem significativa na sua qualidade de vida. Existe uma cadeia de substâncias benéficas ao corpo que são produzidas durante a atividade física, que servem como fatores protetores aos sintomas de ansiedade.

Para fazer um fechamento de tudo isso, um último recado: invista sempre na prevenção, independentemente do nível da sua ansiedade hoje. Mesmo que já esteja em um patamar elevado, é possível prevenir que se intensifique ainda mais.

Natália Rigatti

Psicóloga (CRP 07/20324), apaixonada por esportes e alimentação saudável, praticante de corrida de rua e defensora da busca pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Em 2012 iniciou o trabalho na Clínica com psicoterapia individual, e em 2013 tornou-se Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Em 2015, decidiu realizar seu sonho e mergulhar ainda mais fundo no universo das pessoas ansiosas, fundando o projeto “De bem com a ansiedade”. Hoje, além de ajudar seu público a melhorar sua relação com a ansiedade, também auxilia psicólogos a trabalharem com ansiedade de uma forma mais criativa e funcional.

Este post tem 51 comentários

  1. Fábio Loreno

    Adorei o texto!

    1. Natália Rigatti

      Boa tarde, Fábio. Muito obrigada por me dar este retorno! Fico bem feliz que tenha gostado 🙂 Um abraço!

  2. Lidiana

    Muito bom o texto, o que sinto você colocou.

    1. Natália Rigatti

      Oi, Lidiana! Ah, querida, fico tão feliz de saber que você se identificou! 🙂 Muito obrigada pelo retorno. Um grande abraço!

  3. Thayla Camacho M.

    Eu achei esse texto muito importante principalmente pra mim , me ajudou.

  4. Kauã Jouguet Martins

    eu acho q deve ser bem complicado para as pessoas q sofrem de ansiedade principalmente por que eu conheço bastante gente q sofre de ansiedade e eu sempre ajudo as tipo amigos ate mesmo familiares

    1. Natália Rigatti

      Olá, Kauã! Sim, é bem difícil. Fico feliz de saber que você busca ajudar quem sofre com isso. Parabéns! Isso é muito importante. Muito obrigada pelo seu comentário aqui! 🙂

  5. Pietro Marques de Sousa

    Eu sofro de ansiedade e gostei muito do texto, o que eu sinto esta no texto me identifiquei. Meus pais sofrem de ansiedade, muitas vezes eu deixo os pensamentos negativos controlarem minha mente. Para resolver isso eu faço algo que eu gosto: Ler a Bíblia, Jogar no meu PS4 e etc 🙂

    1. Natália Rigatti

      Bom dia, Pietro! Fiquei bem feliz ao ler seu comentário e ver que você já identificou estratégias que te ajudam no dia a dia. Parabéns! E muito obrigada por dividir seu relato aqui conosco! 🙂

  6. Paulo Cesar

    Eu gostei do texto sobre 5 curiosidades de ansiedade. Muito legal.

    1. Natália Rigatti

      Olá, Paulo! Fico bem feliz de saber que você gostou! Muito obrigada! 🙂

  7. Thayla Camacho M.

    amei o texto , muito importante e me ajudou muito.

  8. Nelson Correa Neto

    Muito legal seu artigo, estou trabalhando Setembro Amarelo com nossos alunos do 7° ano junto com a Prof.ª de Português. Pedimos que eles lessem e comentassem. Parabéns pelo conteúdo.

    1. Natália Rigatti

      Bom dia, Nelson. Ah, que legal a iniciativa de vocês! Fico muito feliz em saber que escolheram um artigo meu para ser trabalhado com os alunos! Estou adorando ler os comentários deles! 🙂 Muito obrigada!

  9. joão victor

    Eu gostei do texto porque ele fala muitas coisas que a maioria não sabe .

  10. Daniel Ouro

    Gostei muito, pois ele é muito informativo sobre a ansiedade, sintomas e como se acalmar durante uma crise, como, boa alimentação, exercícios físicos e tratamentos com psicoterapia .

  11. lethicia souza

    Acho muito importante esse blog todos deveriam saber mais de ansiedade, depressão..
    como curar, como controlar, saber que isso não vai te matar… E a ansiedade deveria ser mais falada na sociedade, não só no setembro amarelo, mas sim todos os meses !!! Ansiedade, depressão, transtorno alimentar, suicidio NÃO É BRINCADEIRA !!

    Sou a Lethicia do 7A da escola Padre Gregório Westrupp

    1. Natália Rigatti

      Verdade, Lethicia! Você está muito certa ao dizer que esses assuntos deveriam ser falados sempre! Muito obrigada por expor sua opinião aqui! 🙂

  12. joão victor

    Eu gostei do texto porque ele fala muitas coisas que a maioria não sabe ,as pessoas nos ultimos anos

  13. Amanda Camargo Carvalho

    Então, eu achei super necessario e bom esse texto, pois isso pode ajudar quem tem ansiedade, e acalmar as pessoas ao lerem isso. Pode também ensinar as pessoas ansiosas a se acalmarem com mais facilidade, e também pode ajudar os ansiosos a controlarem a ansiedade e os pensamentos que os fazem ser mais ansiosos. Eu achei bom.

    1. Natália Rigatti

      Olá, Amanda! Fico bem feliz que tenha gostado do texto! Muito obrigada por compartilhar sua opinião aqui conosco! 🙂

  14. joão victor

    Eu gostei do texto porque ele fala muitas coisas que a maioria não sabe ,as pessoas nos ultimos anos nao se importa com os proximos!!

  15. joão victor

    Eu gostei do texto porque ele fala muitas coisas que a maioria não sabe ,as pessoas nos ultimos anos nao se importa com os proximos!!

  16. Ezequiel

    eu penso assim a ansiedade não ruim e esse blog e muito importante por que fala os problemas que os que sofre ansiedade passam e isso não e um defeito por que qual quer pessoa pode entrar em um ansiedade e esse blogs não precisam só aparecer no setembro amarelo por que a ansiedade não e bricadeira!!!!!!

    eu sou o Ezequiel

    1. Natália Rigatti

      Exatamente, Ezequiel! Isso precisa ser falado sempre né? Muito obrigada pelo seu comentário! 🙂

  17. joão victor

    Eu gostei do texto porque ele fala muitas coisas que a maioria não sabe ,as pessoas nos ultimos anos nao se importa com os proximos!!

    1. Natália Rigatti

      Verdade, João! É tão importante ajudarmos as pessoas próximas, né? Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

  18. Beatriz Barros Teixeira

    achei interessante o artigo pois muita gente com certeza vai se identificar. Porém eu não me identifiquei com tudo.mas acho importante esse tipo de artigo para ajudar as pessoas a se cuidarem.

  19. Beatriz Barros Teixeira

    achei interessante o artigo pois muita gente com certeza vai se identificar. Porém eu não me identifiquei com tudo.mas acho importante esse tipo de artigo para ajudar as pessoas a se cuidarem.

  20. Ingrid Silva Noronha

    Adorei o texto, acho muito importante a gente ler esse texto de ansiedade.

    assinado:Ingrid da Silva Noronha 7A

  21. Beatriz Barros Teixeira

    achei interessante o artigo pois muita gente com certeza vai se identificar. Porém eu não me identifiquei com tudo.mas acho importante esse tipo de artigo para ajudar as pessoas a se cuidarem.

  22. Agatha Vitoria Amurim

    eu adorei o texto, me identifiquei muito com a parte dos pensamentos, ter lido isso me ajudou muito.

    1. Natália Rigatti

      Que legal que o texto te ajudou, Agatha! Fico bem feliz! Muito obrigada 🙂

  23. ana carolina

    gostei muito do texto, pois a ideia dele e para que as pessoas aprendam a aceitar sua ansiedade e passem a lidar com ela..

    1. Natália Rigatti

      Exatamente, Ana! Você pegou bem a ideia do texto. Muito obrigada por comentar aqui 🙂

  24. Maria Luiza

    Eu achei muito interesante essa publicação,pois tem muita gente que está precizando ler isso, e é muito interessante.

  25. Kethelyn Emanuelle Lima Alves

    Amei o texto! Acho muito importante falar sobre esse assunto. Muitas pessoas não ligam para isso e dizem que é besteira ou drama. Mas não é! É MUITO IMPORTANTE!

    1. Natália Rigatti

      Ah, que legal que você gostou, Kethelyn! Verdade, é um assunto muito sério! Muito obrigada 🙂

  26. Ana Lyvia

    Eu gostei do texto sobre 5 curiosidades sobre ansiedade eu me endetifico

  27. Maria Luiza Vieira da Silva

    Eu achei muito interesante essa publicação,pois tem muita gente que está precizando ler isso, e é muito interessante.

  28. Isabelly Conceição Mendes Da Silva

    então eu acho super bom e necessario ajudar as pessoas que tem ansiedade porque independente de qualquer coisa a ansiedade não e brincadeira , e muita das vezes provoca no corpo e no célebro humano uma sensação horrivel, como urgencia , medo e insegurança.

  29. Ana Lyvia

    Eu gostei do texto sobre 5 curiosidades sobre ansiedade eu me identifico.

  30. Maria Luiza Vieira da Silva

    Eu achei muito interesante essa publicação,pois tem muita gente que está precizando ler isso, e é muito interessante.

    1. Natália Rigatti

      Que bom que você gostou, Maria Luiza! Muito obrigada por comentar aqui! 🙂

  31. Isabelly Conceição Mendes Da Silva

    então eu acho super bom e necessario ajudar as pessoas que tem ansiedade porque independente de qualquer coisa a ansiedade não e brincadeira , e muita das vezes provoca no corpo e no célebro humano uma sensação horrivel, como urgencia , medo e insegurança.

    1. Natália Rigatti

      Verdade, Isabelly! É um assunto muito sério. Muito obrigada por comentar aqui 🙂

Deixe um comentário