Supervisão Clínica e seus Benefícios

A supervisão clínica tem como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento do trabalho do psicólogo. Possibilita que ele se distancie da própria prática e passe a refletir criticamente sobre ela, podendo compreender melhor as demandas de seu paciente/cliente.

O formato da supervisão varia de acordo com a orientação e linha teórica do supervisor. No meu caso, trabalho com a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Lembre-se que a supervisão é um processo em que os profissionais trocam experiências, aprendem e ensinam. Portanto, estamos aqui para pensar juntos(as) e construir conhecimento.

MODELO 1: SUPERVISÃO EM GRUPO VIA WHATSAPP

O psicólogo clínico costuma queixar-se de ter um trabalho muito isolado. Há poucas trocas com outros profissionais no dia a dia e isso faz com que ele viva suas angústias sozinho, fechado em seu consultório.

Quantas vezes você resolveu conversar com outro psicólogo e ficou com aquela sensação: “Ah, mas então não é só comigo que isso acontece!”.

A supervisão em grupo diferencia-se da individual justamente pelo espaço de trocas que proporciona.

A quem se destina:

  • Psicólogos que apresentam dúvidas pontuais sobre os casos atendidos, em especial no que diz respeito a Transtornos de Ansiedade;
  • Psicólogos que se sentem isolados em sua prática de consultório e gostariam de trocar experiências.

Principais benefícios desta modalidade:

  • Aprendizagem multiplicada, pois é construída não apenas com a sua dúvida, mas também a partir da dúvida do colega;
  • Distanciamento da própria prática ao se deparar com novas formas de abordar uma mesma questão;
  • Enriquecimento do repertório de ferramentas utilizadas na prática clínica;
  • Apoio e troca entre os membros e possibilidade de perceber que não está sozinho em suas angústias vividas no consultório;
  • Possibilidade de exercitar sua habilidade de supervisionar outro colega.

Como funciona:

  1. Após aprovação para entrada no grupo, cada participante deve enviar suas dúvidas no grupo do WhatsApp. Estas dúvidas devem ser sobre questões muito pontuais, e devem ser formuladas de forma clara e objetiva. Veja os seguintes exemplos:
    • Ex.1: “Estou atendendo uma pessoa que apresenta Transtorno de Ansiedade Social, apliquei determinada estratégia, porém a pessoa não está engajada na tarefa. Como posso buscar uma nova forma de abordar?”.
    • Ex.2: “Meu paciente apresenta tal e tal sintoma. Não sei se estou diante de um diagnóstico de Transtorno do Pânico ou de Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou ambos”.
  1. Não serão respondidas perguntas amplas, como: “Tenho um paciente com Ansiedade Social e não sei como conduzir seu tratamento”. Isso é uma questão para SUPERVISÃO INDIVIDUAL.
  1. Quando necessário, serão fornecidas dicas de livros e de ferramentas a serem utilizadas.
  1. ATENÇÃO: Para uma boa organização do grupo, cada pessoa terá direito a enviar uma dúvida por semana, sempre no período da manhã (até as 11h). Isso será bem organizado por mim, de forma que cada um saiba qual o seu dia da semana para enviar dúvidas. Então, como serão 4 semanas de supervisão, cada um poderá enviar 4 dúvidas até o final do processo. Isso faz com que cada dúvida seja tratada com uma atenção muito especial! :)
  1. A partir do momento em que a dúvida for postada no grupo, todos podem interagir com o colega, dando sugestões. Além disso, eu, enquanto coordenadora do grupo, sempre contribuirei com orientações para cada dúvida enviada.
  1. Dúvidas serão respondidas por mim de segunda a sexta-feira no turno da tarde, por texto, áudio ou vídeo, dependendo das questões apresentadas.

Investimento e duração:

  • Investimento: R$ 189,00 (este valor é uma mensalidade, ou seja, dá direito a 1 mês de supervisão, devendo ser pago de forma antecipada à sua entrada no grupo).
  • Duração: 4 semanas (podendo ser prorrogado caso haja consenso entre os membros do grupo).

VAGAS LIMITADAS (máximo 10 participantes)

Inscrição:

A sua inscrição no grupo será efetivada após realização do pagamento e devolução do contrato assinado (você receberá este contrato por e-mail).

MODELO 2: SUPERVISÃO INDIVIDUAL (ONLINE OU PRESENCIAL)

A supervisão individual é indicada para casos em que o psicólogo precisa de uma orientação mais personalizada sobre condução de casos clínicos, estruturação das sessões de psicoterapia, divulgação do trabalho e/ou realização de programas voltados à redução da ansiedade.

A quem se destina:

  • Psicólogos cognitivo-comportamentais que apresentam dúvidas específicas, mas não se sentem confortáveis com a supervisão em grupo, preferindo um atendimento mais personalizado;
  • Psicólogos cognitivo-comportamentais que apresentam dúvidas mais amplas e complexas, tanto sobre a condução dos casos atendidos quanto sobre registros em prontuários, realização de contratos, estrutura da sessão de terapia, estabelecimento de metas, tarefas de casa, adesão à terapia, entre outras;
  • Psicólogos que precisam de orientações gerais sobre como alavancar sua carreira e divulgar seu trabalho (redes sociais, vídeos, website, artigos);
  • Psicólogos recém-formados ou que ainda não tiveram contato com a prática da terapia cognitivo-comportamental e gostariam de iniciar seu trabalho nesta linha;
  • Psicólogos que seguem outras linhas teóricas, mas estão atendendo casos de ansiedade e gostariam de uma orientação na linha da TCC.

Principais benefícios desta modalidade:

  • Suporte individualizado, totalmente personalizado de acordo com a demanda do psicólogo;
  • Enriquecimento do repertório de ferramentas utilizadas na prática clínica;
  • Possibilidade de ampliar a divulgação do trabalho para obter maior visibilidade, abrindo a possibilidade de alavancar a carreira.

Como funciona:

Cada sessão de supervisão individual (tanto online quanto presencial) tem duração de 1 hora e a frequência é agendada conforme a necessidade do psicólogo, podendo fazer apenas uma sessão avulsa ou agendar sessões com frequência semanal, por exemplo.

A supervisão online será realizada por vídeo chamada via Skype ou WhatsApp e terá a mesma metodologia da presencial. Estarei online no dia e horário do atendimento e você poderá me ver e me ouvir, pois a câmera e o microfone estarão ligados. Mas fique tranquilo(a), você receberá um manual com todas as instruções para este formato de atendimento!

Implantação de programas de redução de ansiedade

Se você apresenta interesse em implantar algum programa de redução de ansiedade no ambiente organizacional, no setor público, em escolas ou em seu consultório particular, podemos estabelecer um plano de supervisão conforme as suas necessidades. 

Escolha sua modalidade de supervisão

Se você tiver interesse em realizar uma destas modalidades de supervisão, basta preencher o formulário abaixo e lhe enviarei os próximos passos!

Seu nome (obrigatório)

Seu E-mail (obrigatório)

Seu WhatsApp (obrigatório)

Modalidade de supervisão escolhida

Sua Mensagem