Imagine se você encontrasse um espaço para conversar com pessoas que passam exatamente pelas mesmas situações que você sem se sentir julgado(a) ou criticado(a)?

O grupo de apoio foi desenvolvido para pessoas que já realizaram tratamento psicológico e/ou psiquiátrico para ansiedade ou para pessoas que estão em tratamento.

Principais objetivos:

  1. Oferecer suporte a um tratamento em andamento ou a um sintoma que já recebeu uma intervenção específica;
  1. Auxiliar na continuidade da utilização das estratégias que foram aprendidas no curso do tratamento realizado, promovendo a manutenção dos ganhos já obtidos;
  1. Desenvolver estratégias para a prevenção de recaídas, reduzindo a probabilidade de retorno dos sintomas e fortalecendo a autoconfiança dos participantes para enfrentar os desafios surgidos;
  1. Oferecer um espaço de discussão e apoio entre os participantes.

Como funciona?

O grupo possui uma configuração aberta, ou seja, novos integrantes podem entrar ao longo do processo.

O grupo de apoio está sempre acontecendo, ou seja, não há uma data de término. O encerramento do processo para cada participante é avaliado de forma individual.

Os encontros acontecem com frequência quinzenal e a duração de cada sessão é de 1h e 15 minutos.

Observação importante!

Em meu trabalho de treinamento com grupos, percebo que a troca de experiências entre os participantes torna-se um dos principais fatores terapêuticos, pois lhes confere a percepção de não estarem sozinhos em seu sofrimento. Além disso, o exemplo de cada um acaba sendo um fator de motivação para a mudança do outro. Portanto, participar de um grupo como este pode trazer muitos benefícios para a sua saúde mental!