Quer aprender a lidar com sua ansiedade de forma mais inteligente e saudável e não está disposto a realizar psicoterapia individual?


Os grupos de treinamento apresentam, de forma prática e objetiva, informações e exercícios para manejo da ansiedade, possibilitando a busca de uma vida mais leve e produtiva.

Como funcionam?

São formados por no máximo 10 integrantes, que inicialmente passam por uma triagem individual. Caso seja identificado um grau elevado de ansiedade, é realizado encaminhamento para psicoterapia individual ou outra modalidade de atendimento, para posterior inclusão no grupo.

Os grupos consistem em sessões (teórico-práticas) semanais, totalizando uma média de 8 encontros.

Cada sessão tem duração aproximada de 1h45min, e ao final de cada encontro, são planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana. A ideia é que cada participante já possa colocar em prática no seu dia a dia as informações aprendidas no grupo.

Principais aspectos abordados:

Como reconhecer os sintomas físicos, cognitivos e comportamentais da ansiedade.

Como manejar uma crise de ansiedade.

Como diferenciar ansiedade normal e patológica (e quais os tratamentos indicados neste último caso).

Como adotar comportamentos mais saudáveis, ao invés de roer unha, comer, ficar o dia inteiro se preocupando.

Como reduzir os sintomas que se manifestam no corpo e na mente (pensamentos catastróficos).

Como manter o foco da atenção no momento presente (e parar de viver no futuro).

A grande vantagem do grupo é a seguinte: ao mesmo tempo em que você obtém instruções e orientações sobre manejo da ansiedade, já pode realizar a troca de experiências com os demais participantes. Desta forma, pode praticar e consolidar o conhecimento adquirido.