Deseja melhorar seu desempenho social no trabalho, na faculdade, com amigos ou em qualquer ambiente?


Você sente dificuldade em iniciar uma conversa com uma pessoa estranha? Acha difícil falar para alguém quando algo está te incomodando? Sente-se paralisado diante de situações em que precisa se expressar diante de outras pessoas?


Os grupos para treinamento de habilidades sociais foram desenvolvidos justamente com este objetivo: proporcionar ferramentas para que você possa melhorar seu desempenho social, sentindo-se mais seguro e preparado para se expor às mais diversas situações.

Como funcionam?

Os grupos consistem em encontros (teórico-práticos) semanais para treinamento de habilidades específicas para exposição em situações sociais.

Em geral, cada sessão tem duração aproximada de duas horas, em que são explicados os fundamentos de cada habilidade e ao mesmo tempo, já são realizados treinos com os participantes.

São formados por no máximo 8 integrantes, que inicialmente passam por uma triagem individual. Caso seja identificado um grau elevado de ansiedade, é realizado encaminhamento para psicoterapia individual ou outra modalidade de atendimento, para posterior inclusão no grupo.

O número total de sessões varia de acordo com cada grupo, mas segue uma média de 12 encontros (portanto, duração aproximada de 3 meses).

Ao final de cada encontro, são planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana, a fim de que cada um já possa treinar as habilidades aprendidas em seu dia a dia.

Principais aspectos abordados:

Direitos humanos básicos: o que eu tenho o direito de falar?

Fazer e receber elogios.

Enfrentar críticas.

Distinção entre comportamento assertivo, não-assertivo e agressivo.

Fazer e recusar pedidos.

Expressão de amor, agrado e afeto.

Iniciativa, manutenção e encerramento de conversações.

Expressão de incômodo, desagrado, desgosto.

Falar em público.

A grande vantagem do grupo é a seguinte: ao mesmo tempo em que você obtém instruções e orientações sobre habilidades específicas, na mesma sessão, já as coloca em prática com os demais participantes. Desta forma, no momento em que você precisar aplicá-las em seu dia a dia, estará mais seguro para tal.